Um sábado
desses passei em frente a uma feira de livros na busca por uma novidade, entre
outros títulos encontrei uma coletânea poética, “ Stereo Invenção Recife ” , o livro que tem 108 páginas é composto
por poesias de grandes autores, a maioria deles pernambucanos. Foi então que
tive meu primeiro contato e deslumbramento com a poesia visual de Bruscky.
Nascido em Recife no ano 1949, além de organizar diversas exposições
nacionais e internacionais, Bruscky realizou diversos filmes de artistas e
videoarte. Em sua arte conceitual ele integrou técnicas multimídias,
xerográficas, performáticas, fazendo uso de recursos como outdoor, arte postal,
vídeos e áudios, xerox, e fax. Bruscky foi considerado pioneiro em
experimentações renovadoras com uma nova perspectiva artística por volta dos
anos 60 e 70. E é por isso considerado um
dos maiores artistas conceituais da arte brasileira. Os seus trabalhos com
desenho, pinturas, gravuras, fotografias, recortes, jornais, e sua forma de explorar
a comunicação com uma abordagem crítica enfatizando a função provocadora da
arte e a possibilidade de leva-nos ao desiquilíbrio gerando um questionamento não
apenas particular e individualista, mas também, social, ao que se pode chamar
sistema artístico, as provocações que dizem respeito às formas de fazer arte,
são manifestas em suas obras de maneira bastante contundente.
Com uma pesquisa na internet é possível encontrar boa parte
da diversificação da obra de Bruscky. Suas experimentações distantes dos
padrões artísticos da sua década são extremamente atuais e pertinentes, arte
com cunho político, e questionador.Se pretendermos falar
de uma poesia com caráter transformacional de novidade, com uma perspectiva
irreverente, irônica, e não só pessoal por onde o autor manifesta o seu eu, mas
também sua visão social, quanto à abordagem consciente e coletiva é impossível
não nos lembrarmos de Bruscky, com seu humor e construção lúdica, com suas
criações imagéticas e visuais, como ferramentas para nos mostrar uma
experiência transcendental aos conceitos artísticos padronizados, e
manifestando a sua ideologia atuando na arte como um grande gênio, um artista
completo revelando sua relação entre a arte e a vida, entre a sociedade e seu
papel no espaço urbano com instrumentos cotidianos.
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